Minha empresa precisa de marketing digital?

Minha empresa precisa de marketing digital?

Por Gabriel de Almeida novembro 01, 2017
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Será que minha empresa precisa de marketing digital?

Minha empresa precisa de marketing digital? Sempre recebo essa pergunta de empresários e profissionais liberais, nesse artigo ajudarei você a descobrir a resposta para ela. Estamos vivendo em uma era de fixação em torno da conexão e da tecnologia de consumo, e com o marketing digital os empresários e empreendedores tem em sua frente milhares de oportunidades de crescer.

A obsessão do mercado com a tecnologia é o que torna a estratégia de marketing digital absolutamente crítica para as pequenas empresas, já que sem essa estratégia, você provavelmente perderia os novos clientes, o aumento de negócios, a eficiência operacional e o maior retorno do investimento.

Ao procurar produtos ou serviços, a Internet agora é o ponto de partida padrão para os clientes, já que agora não estamos apenas usando motores de busca online (GoogleYahoo, Bing, etc.), mas estamos fazendo isso cada vez mais a partir dos dispositivos móveis.

E com os consumidores procurando dinamicamente as informações de que precisam, as empresas estão respondendo gastando os orçamentos de marketing de forma diferente, já que uma pesquisa mostra que mais de 50% do investimento publicitário vem sendo em canais digitais.

Mas afinal, minha empresa precisa de marketing digital? Antes de te responder, vamos primeiro entender uma estratégia de marketing digital.

 

O que é uma estratégia de marketing digital?

 

minha empresa precisa de marketing digital

 

Uma estratégia de marketing digital é uma maneira única de se conectar, se engajar e comercializar seus produtos e serviços com clientes existentes e potenciais usando canais digitais.

O mix inclui o desenvolvimento ou atualização de site, o design do site móvel, o comércio eletrônico, otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de mecanismos de pesquisa, marketing por e-mail, marketing de conteúdo, marketing e promoções de redes sociais, publicidade gráfica, análise e muito mais.

É um pouco em termos de compreender a multiplicidade de opções, ferramentas e táticas e decifrar quais são adequados para o seu negócio com base em seus clientes-alvo e os mercados nos quais você opera.

 

A visibilidade é a chave

Com a Internet significa que seu campo de concorrentes aumentou massivamente e seu negócio agora é desafiado por organizações de todo o mundo, todos lutando pela atenção do mesmo grupo de clientes.

Isso significa que seu negócio precisa estar facilmente visível online, ou enfrentar uma nova erosão da participação no mercado.

A visibilidade requer não apenas anúncios online, mas domínio da arte indescritível de fazer funcionar os mecanismos de busca para aumentar o ranking do seu site e, portanto, números de visitantes.

 

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Dominando os motores de busca

O ponto de partida para a maioria das vendas de clientes é o mecanismo de pesquisa, e hoje, mais de 65% dos usuários preferem o Google, por isso é necessário um bom ranking de resultados de pesquisa para gerar mais tráfego para o seu site.

Esteja ciente de que mais de 70% dos resultados de pesquisa a partir das pesquisas são da página 1 dos resultados, e dentro disso, os primeiros 5 resultados representam 67 % de todos os cliques.

Então, obter um ranking melhor é essencial, e depende de duas técnicas-chave: SEO e PPC.

 

SEO – Search Engine Optimization

Os motores de busca usam um sistema automatizado para identificar e indexar sites prontos para serem exibidos nos resultados de pesquisa, o Search Engine Optimization (SEO) é uma coleção de técnicas projetadas para tornar seu site mais atraente e visível, ajudando a aumentar os rankings.

As atualizações do algoritmo do Google nos últimos tempos favoreceram o conteúdo de qualidade usando palavras-chave orgânicas e penalizaram a velha técnica de preenchimento de palavras-chave, de modo que o SEO agora é uma verdadeira arte.

 

PPC – Pay Per Click

Os anúncios PPC são pequenas opções patrocinadas exibidas na parte superior das listas de mecanismos de pesquisa e você paga sempre que uma lista patrocinada é exibida para um usuário e, se eles clicarem.

Comprar PPC é simples, mas você precisa de habilidades e experiência para garantir que o gasto publicitário seja devidamente segmentado para conversões máximas.

 

Outros elementos a serem considerados

 

O marketing digital se estende além dos motores de busca e outros fatores que compõem uma campanha de multicanal digital equilibrada incluem marketing de e-mail, promoção de conteúdo de redes sociais e outros conteúdos web desejáveis gratuitos ou fechados, como vídeos de instrução ou E-books.

Todos esses canais funcionam juntos para aumentar a visibilidade da marca – o problema é que eles são bastante demorados para um negócio com recursos limitados.

 

O marketing digital ajuda a analisar resultados

 

A campanha de marketing tradicional demora meses antes de começar uma análise de pós-publicação, já com o marketing digital, leva apenas alguns dias para descobrir se a campanha de marketing que você desencadeou é efetiva ou não.

Existem muitas ferramentas online confiáveis no mercado que você pode usar para medir os resultados da sua campanha e com essas ferramentas, você pode acompanhar qual conteúdo reúne uma resposta melhor de seus clientes, ou se aquele método resultou em venda.

Assim ao usar essas informações, você pode facilmente otimizar seu plano de marketing e maximizar seu retorno sobre o investimento.

 

Então quer dizer que minha empresa precisa de marketing digital!

minha empresa precisa de marketing digital

Sim,  mostramos aqui que atualmente vivemos em um mundo cada vez mais conectado, as mídias tradicionais tendem a apresentar cada vez menos resultados aos negócios, enquanto o marketing digital está dominando as estratégias de pequenas, médias e grandes empresas. Afinal, o consumidor está cada vez mais ligado na internet. Então agora você já será capaz de se responder a pergunta “minha empresa precisa de marketing digital?”.

Gostou desse texto? Diga para gente o que você acha do marketing digital e conte a sua experiência testando vários métodos dessa estratégia cada dia mais eficiente para as empresas.

 

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